quinta-feira, 19 de junho de 2014

Copa do Mundo - JUN 2014

A Copa do Mundo também está na escola! Professores e alunos estão  deixando a escola verde e amarela, com uma linda decoração e também com um mural com dados de todas as Copas realizadas até hoje,
especialmente sobre a Copa do Mundo 2014. Os alunos estão participando e também aprendendo muito sobre história, geografia, meio ambiente e outras disciplinas, porque esporte também é cultura.
Parabéns a todos e  que venha o Hexa Brasil!!!



















Os pequenos estão curtindo e torcendo pelo Brasil.


Temos a nossa própria mascote! 

Muita torcida pelo Brasil!

Homenagem da escola pelo centenário de Foz do Iguaçu - JUN 2014

A escola Parigot de Souza fez uma linda homenagem para comemorar o centenário de Foz do Iguaçu. O mural  confeccionado com as fotos antigas e atuais de Foz, juntamente com desenhos dos alunos do 5º ano, contaram um pouco da história e do desenvolvimento  da nossa cidade no decorrer desses 100 anos. Parabéns a todos que colaboraram para essa merecida homenagem à nossa querida cidade, especialmente as professoras Geni e Marlene, e também  direção, supervisão, alunos e colaboradores.























domingo, 1 de junho de 2014

Foz do Iguaçu - 100 anos de história

Apesar do município de Foz do Iguaçu ter sido emancipado no dia 10 de junho de 1914 com o nome de Vila Iguaçu, a história da terra das Cataratas começa bem antes disso. Em 1881, Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes, o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel Gonzáles. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que começaram a explorar a erva-mate. Oito anos após, foi fundada a colônia Militar na fronteira – marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros e do que viria a ser o município de Foz do Iguaçu.
A expedição do Engenheiro e Tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. Foi feito um levantamento da população e foram identificadas 324 pessoas, em sua maioria, paraguaios e argentinos. Mas havia também espanhóis e ingleses, já presentes na região e dedicados à extração da erva-mate e da madeira, exportadas via rio Paraná.
Em 22 de novembro do mesmo ano, o Tenente Antonio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados. No ano de 1897 foi criada a Agência Fiscal, chefiada pelo Capitão Lindolfo Siqueira Bastos. Ele Registrou a existência de apenas 13 casas e alguns ranchos de palha. Nos primeiros anos do século XX a população do lugar, chegou a aproximadamente 2.000 pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.
Em 1914, de fato um município – A emancipação da Vila Iguaçu ocorreu em 10 de junho de 1914, tendo como primeiro prefeito Jorge Schimmelpfeng e sendo criada também a primeira Câmara de Vereadores da cidade. O município passou a se chamar Foz do Iguaçu quatro anos depois, em 1918.
Av. Brasil
Grupo escolar


Construção da ponte da Amizade

Antiga Santa Casa Monsenhor Guilherme em 1938.
Av. Brasil


 1ª Cadeia de Foz

Chegada do primeiro motor à diesel na cidade



















Alunos chegando para o Desfile de 7 de setembro. Ao fundo, o hotel Cassino.



 Oeste Paraná Clube